10 truques de meninas que já passaram pela transição capilar

A fronha de cetim foi a melhor amiga de Ingrid Quintanilha

Olá, divas! Eu sou a Marina, repórter do Fique Diva e, assim como muitas de vocês, também passei pela transição capilar. Nesse período, testei vários produtos, técnicas de texturização e penteados diferentes, mas tem sempre aquele truque que a gente fica apegada e que funciona muito no intervalo em que abandonamos a química e esperamos o nosso cabelo natural crescer completamente, não é mesmo? Pois é, e eu não estou sozinha nessa! Confira os segredos e as melhores dicas de quem já passou pela transição capilar!

1 - CREMES MAIS POTENTES, COM MUITA DEFINIÇÃO

“Eu cortei logo o cabelo, não tive paciência para esperar! Mas uma coisa que eu fiz foi procurar por cremes de alta definição, para enxergar os meus cachinhos antes mesmo de cortar. Eu amava aplicar o creme bem direitinho para ver o formato do cacho que estava surgindo, que era completamente novo para mim” (Jamille Ribeiro)

2 - CUIDADOS REDOBRADOS COM OS CABELOS

“Na transição, eu acabava cuidando muito mais do cabelo por ser novidade e por querer que ele ficasse forte. Eu costumava alternar cremes de tratamento e, quando a rotina ficou mais puxada com trabalho e faculdade, eu fazia aqueles tratamentos rapidinhos de banho. Ajuda muito! Ainda mais porque eu texturizava as pontas e, quanto mais bem tratado o cabelo estivesse, mais fácil era de modelar” (Ariel Borges)

3 - RECEITAS CASEIRAS E PENTEADOS SEMIPRESOS

“A hidratação de café, feita com o pó, máscara concentrada e óleo vegetal, deixava meu cabelo superbrilhoso e definido. A hidratação com maizena, por sua vez, ajudava na maciez. Quando as pontas começaram a cachear com mais facilidade, eu usava muitos penteados semipresos, porque a parte da frente era onde ficava mais evidente o liso. Também fui cortando aos poucos, para lidar melhor com o cabelo” (Nívia Passos)

4 - GELATINA PARA OS CACHOS DURAREM O DIA TODO

“Na minha transição, eu adorava usar gelatina capilar, era o único produtinho que ajudava a dar um formato nas minhas pontas que eram bem lisas. Eu dividia o cabelo em 4 partes, fazia fitagem, passava um creme de pentear bem levinho em todo ele e, no final, finalizava com um pouco de gelatina nas pontas, apertando o cabelo de baixo para cima para formar os tão sonhados cachinhos” (Lívia D’Ambrosio)

5 - BOX BRAIDS NA TRANSIÇÃO CAPILAR

“Meu maior truque para sobreviver na transição capilar foi apostar nos penteados. Sair do óbvio e ter sempre um estilo diferente na manga foi essencial nesse período, até porque as texturizações nunca deram muito certo para mim. Meu cabelo é bem crespo e o histórico de procedimentos químicos era bem longo, então a diferença de texturas foi muito gritante. Descobrir os penteados protetores foi o ponto de partida para que eu conseguisse atravessar toda a transição capilar sem ter a vontade de desistir me assombrando todos os dias. Depois de colocar as box braids, retomei minha confiança e reconstruí minha autoestima aos poucos. E o resultado foi um big chop com apenas seis meses de transição, um black power bem curtinho e muito amor próprio envolvido!” (Vitória Quirino)

6 - DEDOLISS E FRONHA DE CETIM

“Para finalizar, com os fios ainda úmidos, eu fazia dedoliss nas mechas que estavam mais lisas. Quando meu cabelo estava 90% seco, eu aplicava um gel e amassava bem, o que me ajudava com a definição. A fronha de cetim também foi minha grande aliada, para ter mais day afters. Para cuidar dos fios, hidratação de maizena ou a de beterraba com cenoura” (Ingrid Quintanilha)

7 - FITAGEM PARA CABELOS COM RELAXAMENTO

“Comecei a relaxar o cabelo bem cedo, com cerca de 12 anos de idade. Apesar de não estar com os fios totalmente lisos na época, meu cabelo estava com diversas texturas: ondulado, liso, cacheado... O que me ajudava a disfarçar esse mix era a fitagem e penteados, como o coque” (Ana Paula Coelho)

8 - NUTRIÇÃO NOS FIOS E NADA DE FERRAMENTAS DE CALOR

“Meu cabelo era curto e não precisei fazer big chop, mas cortava sempre, de dois em dois meses. Também tripliquei os tratamentos caseiros, com tudo o que tivesse óleo e manteiga para nutrir os fios. Comprei muitas máscaras de hidratação e usava no mínimo uma vez por semana. Na finalização, sempre fazia dedoliss em algumas partes para ajudar a definir. E nunca, em hipótese alguma, usava ferramentas de calor - nenhuma mesmo!” (Sabrina Lima)

9 - ÓLEO DE COCO, O QUERIDINHO!

Meu maior problema na transição era com o day after e o scab hair. Então eu sempre passava óleo de coco depois de lavar, enquanto o cabelo ainda estava úmido, e usava um creme bem consistente para finalizar com dedoliss. Só assim fixava por mais tempo!” (Ingred Felix)

10 - O FAMOSO RITUAL DO COG

Por fim, deixo aqui a minha dica! Como meu cabelo tinha inúmeras texturas (e ainda tem, depois de quase três anos de transição capilar), a minha salvação era fazer o ritual do COG para tentar igualar os cachos . Eu usava creme para pentear em todo o cabelo e, em seguida, aplicava um pouco de óleo e gelatina. Faço isso até hoje!

Comentários