Pele negra e oleosa: saiba quais são os principais cuidados para manter a região saudável

Alguns fatores genéticos levam a pele negra a ter propensão à oleosidade


O excesso de oleosidade é um problema que não atinge apenas os cabelos, ele também pode ser percebido na pele. E, para as pessoas negras, essa questão é ainda mais visível, uma vez que a produção de sebo costuma ser maior nesse tipo de cútis. Portanto, é extremamente necessário manter uma rotina de cuidados para controlar os principais efeitos da oleosidade, que são as acnes e os cravos. Para isso você deve investir nos produtos corretos ou até mesmo em tratamentos caseiros. Vem com a gente conferir todas as dicas!

A PELE NEGRA É MAIS PROPENSA A SER OLEOSA POR QUESTÕES GENÉTICAS

Não se engane, diva! A pele negra pode sim ser seca, normal ou mista. O que acontece é que pessoas negras possuem uma propensão maior a ter a cútis oleosa por questões genéticas. Alguns estudos dermatológicos apontam que peles negras contam com mais glândulas sebáceas e sudoríparas na região da face e do tronco, resultando em uma produção maior de sebo e oleosidade. Essa combinação pode acarretar questões como as acnes, cravos e manchas derivadas de ambos.

PRODUTOS COMO O PROTETOR SOLAR E O HIDRATANTE SÃO INDISPENSÁVEIS

Alguns cuidados básicos são essenciais para controlar a produção de óleo e proteger a pele. Lavar o rosto pelo menos duas vezes por dia, retirar bem a maquiagem e aplicar protetor solar todos os dias são hábitos que devem fazer parte da rotina de tratamento de quem possui pele oleosa. Mas o que pouca gente sabe é que o hidratante facial também é uma parte importante no caminho da pele saudável.

Sua pele não ficará mais oleosa com o uso do hidratante, muito pelo contrário. Esse produto é essencial para equilibrar a produção de sebo das suas glândulas. O motivo é semelhante ao dos cabelos, pois, quanto mais seca e ressecada sua pele estiver, mais óleo será produzido pela cútis. Então, vale a pena procurar hidratantes específicos para pele oleosa ou até mesmo apostar em ingredientes naturais, como o óleo de coco.

CONHEÇA ALGUNS TRATAMENTOS CASEIROS QUE PODEM AJUDAR A CONTROLAR A OLEOSIDADE

Para cuidar corretamente da sua pele, você não precisa gastar rios de dinheiro com cosméticos. Existem diversos ingredientes e receitas caseiras que podem te ajudar nessa missão. O fubá, o açúcar e o café podem se tornar esfoliantes potentes quando combinados com o mel. Outra ótima dica é usar o gel da babosa para hidratar a pele e secar espinhas. Basta abrir um pedaço da folha, aplicar diretamente no rosto e aguardar cinco minutinhos.

Comentários