Lavei o cabelo, mas ele continua oleoso. O que eu faço? Saiba como cuidar dos fios para acabar com a oleosidade excessiva

A frequência ideal para higienizar as madeixas, incluindo as mais oleosas, é dia sim, dia não. Além disso, também é fundamental usar produtos que sejam específicos para o seu tipo de cabelo
Você acabou de lavar os cabelos, mas está com a sensação de que os seus fios ainda estão bem oleosos? Saiba que alguns fatores contribuem para que a oleosidade permaneça mesmo depois da higienização. A própria lavagem pode ser a causa desse problema, assim como a forma que você seca e cuida das suas madeixas. O Fique Diva vai te dar algumas dicas para você minimizar ou mesmo combater essa oleosidade excessiva após o banho.

MUITO TEMPO SEM LAVAR OS CABELOS PODE PROVOCAR O ACÚMULO DE OLEOSIDADE
Quem tem cabelos oleosos já deve ter ouvido falar que lavá-los todos os dias - e mais de uma vez - não adianta para acabar com a oleosidade. Pelo contrário, o couro cabeludo “entende” que as madeixas estão ressecadas e assim produz mais óleo para proteger a região. Resultado: os fios ficam oleosos e pesados.

Por outro lado, ficar muitos dias sem lavar os cabelos também não vai ajudar a acabar com o problema. Quanto mais tempo você demorar, mais a gordura fica acumulada na raiz. Com isso, ao lavar as madeixas, nem sempre ela sai por completo. Por isso você fica com aquela sensação incômoda de ter lavado os fios, mas ainda sentindo como se estivessem sujos.

APRENDA A LAVAR CORRETAMENTE OS SEUS CABELOS OLEOSOS

Essa rotina é uma das mais importantes para controlar o excesso de oleosidade. A frequência ideal para higienizar as madeixas, incluindo as mais oleosas, é dia sim, dia não. Além disso, também é fundamental usar produtos que sejam específicos para o seu tipo de cabelo. No caso do shampoo antirresíduos, um aliado para o combate da oleosidade, use-o apenas uma vez por mês ou a cada 15 dias.

O condicionador é para ser usado somente no comprimento e pontas, jamais no couro cabeludo! Depois de aplicá-lo, deixe agir por três minutinhos e enxague bem. Nunca deixe resquícios do condicionador nos cabelos, caso contrário, o fio ficará muito gorduroso, com aspecto pesado e pode favorecer o surgimento da caspa. O mesmo vale para as máscaras concentradas.

Outra dica para não esquecer mais é lavar sempre os cabelos com água fria. Se não conseguir, comece com a temperatura morna e dê um jato de água fria no final. Esse truque é excelente para dar brilho no cabelo e mandar a oleosidade para bem longe.

UMECTAÇÃO NO CRONOGRAMA CAPILAR PODE?

Pode e deve! A agenda de tratamentos é ótima para manter as madeixas saudáveis, repondo os nutrientes essenciais. Só que muita gente fica com medo de fazer a nutrição, por conta dos componentes e dos óleos que são usados nessa fase, ainda mais se aplicados na raiz. Temos uma boa notícia: pode ficar tranquila!

À medida que você repõe os lipídios, você consegue controlar a oleosidade produzida pelo seu couro cabeludo, além de nutrir profundamente aos seus fios. O mais indicado é fazer uma umectação com óleos vegetais, em especial o de coco, que atua na fibra capilar segurando a hidratação do fio e seus nutrientes naturais.

JÁ FIZ TUDO ISSO E CONTINUO COM OS CABELOS MUITO OLEOSOS. O QUE EU FAÇO?

Se você estiver cuidando das suas madeixas direitinho e mesmo assim a sua oleosidade continua daquele jeito, é melhor você investigar o problema com mais atenção. Talvez a oleosidade não seja um problema só estético, mas sim uma consequência de alterações hormonais, por exemplo.

Comentários