Química ou Relaxamento em Cabelo de Criança


Resultado de imagem para Química ou Relaxamento em Cabelo de Criança
Este post é para esclarecer duvidas que as mães tem em relação a química em cabelo de criança, baseado em pesquisas e nas experiencias de muitas mães que já fizeram uso desses procedimentos, é um post sincero que pode te ajudar a tomar a melhor decisão.
Algumas mães pensam ou já pensaram em fazer química nos cabelos da filha(o), isso acontece quando a criança tem os cabelos volumosos, com textura cacheada ou crespa. Nesses casos muitas mães e crianças não sabem como cuidar, tem dificuldade de arrumar pela manhã, não acham produtos adequados ou não gostam das texturas.
Peço que coloque na balança expectativa x realidade, de modo que entenda como funciona na prática, tal procedimento, e se vale a pena…sem julgamentos.
Geralmente as mães recorrem a esses procedimentos pelo pedido dos filhos, falta de tempo para cuidar, pressão ou preconceito social. A promessa(leia: marketing) desses produtos(relaxamentos, alisamentos e escovas de chocolate, progressiva…). são de diminuir o volume, facilitar o penteado e a manutenção no dia a dia, parece um sonho, né? Mas qual a melhor química? a mais natural(fraca)? Será que é bom mesmo? Será que cumpre o que promete? Posso fazer na minha filha? Quais os Riscos? Vou responder todas abaixo, vamos aprender?

Quais as químicas que existem no mercado para crianças?


Aqui no Brasil algumas embalagens mostram crianças que parecem ser bem novinhas nos rótulos de produtos para química de transformação, mas os mesmos são recomendados para a partir de 12 anos, no produto vem essa recomendação, que é obrigatória. Se for usada em crianças menores, o fabricante não tem nenhuma obrigação caso haja algum problema. Já em outros países existem produtos que podem ser usados a partir dos 3 anos, as leis de vigilância são diferentes, lá não é proibido, a empresa fica totalmente responsável caso haja algum problema, porém é complicado e caro recorrer a justiça de outro países, caso aconteça complicações pós uso.

Será que é bom mesmo? Cumpre o que promete?

Toda química de transformação no inicio parece ser mais branda, deixam o cabelo mais leves e soltos, o que faz as mães continuarem a alisar, depois de algum tempo, alisam demais, afinam e enfraquecem os fios, perde a cor natural, ficam avermelhados, opacos, espigados e sem vida, com um ressecamento extremo, difícil de tratar, não demora muito para as mães terem dificuldades de cuidar dos fios.

Qual a melhor química para o cabelo da criança? A mais natural?

Química sempre será química, não existe química de transformação capilar natural. O que existe são fabricantes que fazem produtos com ingredientes botânicos e as concentrações químicas mais baixas (para não causar reações adversas logo) muitas dessas reações só vão aparecer na juventude ou vida adulta. Quando falamos de criança, também não existe a melhor, pois não exite margem de segurança para a alteração que será feita, cada ingrediente causa um tipo de reação que vou falar mais abaixo.

Está gostando das dicas? Quer saber mais produtos e formas de tratar os cabelos dos pequenos? Toda semana libero conteúdo novo e grátis, no nosso canal é só clicar aqui e se inscrever, você ficará por dentro de todas as novidades.

Posso fazer química no cabelo da minha filha?

Eu recebo essa pergunta diariamente, e respondo ela com outras perguntas, e já vou deixar as respostas baseada nas respostas das mães que me procuram:
Por que quer fazer química?
Para facilitar os cuidados diários, os parentes e amigos estão cobrando e culpando você pela mudança nos fios(ex.:era liso e ficou crespo) ou porque sua filha(o)pediu ou sofre preconceito na escola.
Dica: não vai facilitar, infelizmente. Você não tem culpa da mudança na textura, o cabelo muda conforme o DNA. Se sua filha(o) pediu, esse é um ótimo momento para conversar sobre diversidade e empoderamento. Se houve preconceito procure a Coordenação da escola ou os pais dos envolvidos.
A criança está preparada para isso?
Não, as crianças não estavam preparadas de verdade, havia apenas o desejo de mostrar para a sociedade(coleguinhas e família) que os cabelos podem ser “domados”, muitas não sabem nem o porque estão passando por isso.
Dica: criam uma falsa ilusão de padrão de beleza, ensine que no mundo todos temos belezas diferentes, e também a se defender de perguntas de pessoas preconceituosas, cabelos não precisam ser domados, o volume faz parte da beleza dos fios.
Terá dinheiro para arcar com a manutenção e produtos profissionais?
A maioria não tem esse dinheiro, querem levar a qualquer lugar ou deixar alguém que diz que sabe fazer, realizar o procedimento.
Dica: Os procedimentos e os produtos da manutenção alem de caros, são lotados de proibidos e não são infantis, ainda não vi vantagens.
Depois do alisamento(relaxamento) qual tempo disponível para cuidar?
A maioria alisou porque não tinha tempo de cuidar antes, e não sabiam que teriam que cuidar depois do procedimento.
Dica: os cuidados dobram após a realização da química, não se iluda.
Você e a criança estão preparada psicologicamente e financeiramente caso ocorra problemas?
-A filha da vizinha, que é amiga da minha tia, fez e não morreu, não vai acontecer nada com fé em Deus!
Essa é a respostas que mais recebo, e a unica coisa que tenho a dizer é: Deus proteja a criança, mesmo.
Você já fez química?
Se você mãe já fez ou faz química nos próprios cabelos sabe que é um processo desgastante para manter o fio alisado, se existisse a pilula do cabelo liso a grande maioria venderia um rim para compra-lá. Se você nasceu lisa, pode ter certeza é desgastante.
Minha resposta: imagina submeter a criança a esse processo constante?

O que devo saber antes de dar quimica no cabelo da criança?

Vou citar problemas mais comuns e os mais graves que podem acontecer ao usar química em cabelo de criança, para que considerem antes de tomarem essa decisão:
Comuns:
  • Coceira, irritação
  • Descamação, caspa e seborreia.
  • Ardência pele e couro cabeludo
  • Ardência e inflamação ocular
  • Quebra e queda de cabelo(corte químico)
  • Alergia de contato e respiratória
  • Queimaduras de pele
Graves:
Estudo realizado em 2012 no EUA e publicado no American Journal of epidemiology feito em 24.000 mulheres, revela a realidade que químicas e relaxamentos causam consequências como:
  • Miomas e cistos
  • Infertilidades e abortos.
  • Puberdade precoce
  • Menopausa precoce
  • Calvice
  • Distúrbios endócrinos
Será que vale a pena expor a criança a esses ingredientes? o que é mais importante:
  • a saúde física e mental da minha filha(o) ou o que os outros pensam?
  • enquadrar a criança nos padrões criados pela sociedade ou empodera-la?
  • a conscientização da criança ou a felicidade momentânea?
  • Fiz química e me arrependi, o que faço?

    O que pode ser feito é ir cortando aos poucos os fios até sair toda química, e ir tratando semanalmente com Nutrição e Reconstrução até que o cabelo fique virgem outra vez.
    Espero que este post te ajude a tomar a melhor decisão, caso haja alguma duvida deixa nos comentários que irei responder, abaixo minha opinião sobre química em cabelo de criança


Comentários