Estou em transição capilar, mas minha família não me apoia. Confira 4 dicas para passar pela situação!

A transição capilar é um momento difícil e nem sempre podemos contar com o apoio da família
Encarar a transição capilar é complicado. O cabelo demora para ficar totalmente natural, não é nada fácil lidar com duas texturas e ainda por cima o processo mexe muito com a autoestima da mulher. No entanto, essa fase pode ficar mais leve se contarmos com o apoio da família e dos amigos, não é verdade? E quando isso não acontece? Confira 4 dicas para lidar com a situação.

1 - O PRECONCEITO, MUITAS VEZES, VEM DA FALTA DE INFORMAÇÃO

Infelizmente, estamos condicionadas a achar que o cabelo liso é mais alinhado, mais bonito e que é mais prático de arrumar do que os crespos e cacheados. E essa ideia influencia nossos pais, filhos, parentes e amigos - e, principalmente, nós mesmas. No entanto, esse padrão pode ser mudado quando se têm a acesso a mais informação sobre o assunto.

Se você decidiu alisar os fios e se sente bem assim, ótimo! Mas, se você cansou da chapinha e das progressivas e quer assumir seus cachos, não precisa se desesperar. Se a sua família acha que seu cabelo natural não vai ficar bonito ou acredita que o alisado é a melhor opção, mostre a ela os benefícios de não usar química, que os cachos demandam o mesmo trabalho que as madeixas lisas e que existem diferentes maneiras de tratá-los. Muitas vezes, o padrão de beleza imposto pela sociedade está tão presente entre os familiares, que é difícil enxergar novas possibilidades. Mostre a eles um outro ponto de vista!

2 - EXPLIQUE OS SEUS MOTIVOS PARA VOLTAR AO CABELO NATURAL

Algumas pessoas, em especial nossos familiares, não entendem a decisão de voltar ao cabelo natural. Afinal, eles já estão acostumados com os seus fios alisados. É claro que você não precisa brigar com toda a sua família por causa desse motivo, mas, se a opinião deles é importante para você se sentir bem, então explique a eles o porquê você escolheu ter seus cachos de volta.

Uma conversa sincera, que mostre todos os seus motivos para ser crespa e cacheada novamente, pode ser a solução para ter o apoio da sua família. O mais importante de tudo é mostrar a seus parentes o quanto você vai se sentir melhor e mais bonita desse jeito. E sobre esse fato, não tem nem o que argumentar, não é mesmo?

3 - COMPARTILHE REFERÊNCIAS E BUSQUE AJUDA, SE FOR NECESSÁRIO

Se a sua família não te apoia de jeito nenhum, ou tenta, de alguma maneira, te fazer mudar de opinião, busque outras formas de apoio. A transição capilar é um tema de grande interesse e tem muita gente boa falando sobre o assunto por aí.

Nas redes sociais, não faltam grupos de crespas e cacheadas para ajudar quem está cheia de dúvida sobre como lidar com o cabelo natural. Muitas meninas também fazem vídeos para mostrar como cuidar dos fios, os melhores tratamentos para cada tipo de cacho e várias dicas interessantes. Compartilhe essas referências com sua família!

4 - A DECISÃO É SEMPRE SUA. SIGA EM FRENTE!

Sabemos que os relacionamentos familiares nem sempre são fáceis. Mesmo assim, é fundamental manter o respeito entre as ideias de cada um, para a situação não ficar ainda mais crítica. Em relação à transição capilar, é ,sim, possível voltar ao cabelo natural sem traumas e sem discussões.

Encontre a melhor forma de conversar com seus parentes, mas lembre-se de que a sua opinião em relação ao seu cabelo é a que mais vale a pena. Pode ser difícil, mas não é impossível. Siga em frente, com muito amor-próprio. Você não vai se arrepender!

Comentários